quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

em compensação... mais uma história linda

Thais Bianchi/RedeTV


Ela estava com mais quatro apertada dentro de uma caixinha debaixo de um caminhão. Quase passou despercebida em plena feira livre na zona sul de São Paulo. Antonio García, professor de espanhol, não pensou duas vezes ao se deparar com o olhar que o encarava.

"Era a mais bonita, toda preta. Eu estava morando com minha atual esposa há pouco tempo. Levamos para casa e demos o nome de Júlia. Já se passaram 5 anos e ela está enorme. Prefiro adotar a comprar um cachorro. Ela é carinhosa, me faz muita companhia. Se eu pudesse e não morasse em apartamento, teria outros animais", afirmou ele.

Com a chegada do fim de ano, defensores dos direitos animais estão engajados em projetos que estimulam as pessoas a levarem para casa um bicho sem lar ou maltratado, como fez Antonio. Programas realizados por Ongs e instituições trabalham duro para que todos sejam amparados e tenham um final feliz.

A Ong 'Loucos por Bichos', entidade beneficente de proteção de animais fundada há 5 anos, acredita ter auxiliado desde o ano passado 850 bichos. O processo é criterioso. A pessoa que encontra um cachorro, por exemplo, precisa castrá-lo, vaciná-lo e vermifugá-lo para fazer o cadastro de adoçao no site. Após isso, o bicho é exposto em centros de adoção, como nas lojas Cobasi. Para garantir o direito de ter o animal, o possível dono necessita ser aprovado e responde uma série de questionamentos que garantem a segurança do 'órfão'.

"Fazemos várias perguntas. Se for gato, o apartamento precisa ter tela. Não damos animal para ser guarda em sítio ou em fábrica. Tomamos cuidado com datas também: perto do Dia das Bruxa aperece gente querendo gato preto para magia negra. Falar de proteção é muito vago, tem de ter entrelinhas. O adotante precisar ter o perfil do cachorro. A pessoa assina um termo de adoção e passa por entrevistas. É emocionante falar de resultados, a gratidão do animal é tão grande quando ajudado que dá para ver no olhar", explicou Fábio Rinaldi, diretor de comunicação e marketing da 'Loucos por Bichos'.

Muitos animais são abandonados por estarem doentes ou simplesmente por não fazerem mais parte dos planos da família. Não é novidade para os protetores histórias onde casais se separam e dispensam o cão, que no passado já foi motivo de alegria.

"Tem um caso que foi muito triste. Resgatamos um Golden Retriever no Aricanduva. Ele estava amarrado em uma caçamba de entulho, magro, com um tumor na barriga. As crianças da região jogavam pedras nele. Pegamos, tosamos e cuidamos. Parecia uma cabeça de Golden em corpo de Pinscher de tão maltratado. A Ong gastou 2 mil reais em tratamento e o tumor era benígno. Ele foi adotado e hoje está lindo", contou Rinaldi.

Outra história comovente, segundo ele, é a de Dinho, um gato que foi atropelado e resgatado por um morador de rua. A Ong ajudou na amputação e no tratamento, depois o encaminhou para doação. Hoje, ele vive com Glaucia, uma jovem advogada que tinha o desejo de cuidar de um animal com deficiência motora.

Os animais que passam por essas experiências são diferentes. Já que na maioria das vezes viveram situações difíceís, como fome e frio, levá-los para o convívio social requer um cuidado especial.

Eduardo Gustavo Sprotti, especialista em comportamento e adestramento, além de colunista do RedeTVi, explica o motivo.

"Todos animais têm necessidades diárias. O adotado normalmente anda muito na rua, ele precisa de exercícios e não ficar somente preso em casa. Muitos possuem traumas e fobias, é preciso prestar atenção nisso. Essa relação do dono e o animal é muito importante. A grande maioria da muito valor ao dono por tudo que passou e pelo estresse", relatou ele que é voluntário no Centro de Zoonose de São Paulo, onde recupera cães agressivos para adoção.

Na RedeTV um mascote, adotado pelos funcionários, roubou a atenção. Berinjela está na emissora antes da inauguração da nova sede em Osasco. Assista abaixo o vídeo que relata a história do cão que é tratado com carinho pelos colaboradores durante o trabalho.

www.redetv.com.br/portal/entretenimento/noticia.aspx?cdNoticia=94188&cdEditoria=142&Title=Adotar-animais-no-Natal-faz-bem-Saiba-detalhes

Quem quiser fazer parte do time que prefere adotar a comprar um bicho basta acessar o site da Ong 'Loucos por Bichos' (www.loucosporbichos.net). Mais de 400 animais, neste momento, estão à espera de um lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cãomente aqui!