segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Como denunciar Maus Tratos

Um breve estudo de como tratar na Delegacia de Polícia
para denunciar maus-tratos a animais
e obter o Boletim de Ocorrência (BO)
Caso você veja ou saiba de maus-tratos como estes:

Envenenamento de animal

Manter o animal em lugar anti-higiênico

Manter animal trancafiado em locais pequenos

Manter animal permanentemente em correntes

Golpear e/ou mutilar um animal

Utilizar animais em shows que possam lhe causar pânico ou estresse

Agressão física a um animal indefeso

Abandono de animais

Não procurar um veterinário se o animal adoecer,
[ver art. 3º do Decreto Federal 24.645/34], não pense duas vezes: vá à delegacia mais próxima para lavrar boletim de ocorrência ou, na dúvida, no receio, compareça ao fórum para orientar-se com o Promotor de Justiça. A Denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal n.º 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).

Promotoria de Defesa do Meio Ambiente:
Porto Alegre/RS: (51) 3224-3033
São Paulo/SP: (11) 3119-9524
Batalhão Ambiental da Brigada Militar
Rio Grande do Sul - (51) 3339-4568 / 3339-4219 Preste atenção a esta dica: leve com você, por escrito, o número da lei (no caso, a 9605/98) com o art. 32, porque em geral a autoridade policial nem tem conhecimento dessa lei, ou baixe pela internet a íntegra da lei para entregá-la na Delegacia.
Assim que o Escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cumpre instaurar inquérito policial ou lavrar um Termo Circunstanciado. Se ele se negar a fazê-lo, sob qualquer pretexto, lembre-o que ele pode ser responsabilizado por crime de prevaricação, previsto no art. 319 do Código Penal do Código Penal (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal). Leve esse artigo também por escrito naquele mesmo pedaço de papel.

Caso o Escrivão tente barrar o seu acesso ao Delegado, mas faça valer os seus direitos, exija falar com o Delegado - que tem o dever de te atender e o dever de fazer cumprir a lei - principalmente porque você é quem paga o salário desses funcionários, com seus impostos.
Diga que no Brasil os animais são "sujeitos de direitos", vez que são representados em Juízo pelo Ministério Público ou pelos representantes das sociedades protetoras de animais (§3º, art. 2º do Decreto 24.645/34) e que, se a norma federal dispôs que eles são sujeitos de direitos, é obrigação da autoridade local fazer cumprir a lei federal que protege os animais domésticos. Como último argumento, avise-o que irá queixar-se ao Ministério Público e à Corregedoria da Polícia Civil e, ainda, que você fará uma denúncia ao Secretário de Segurança Pública ( www.ssp.sp.gov.br) aliás, carregue sempre esses telefones na sua carteira. Para tanto, anote o nome e a patente de quem o atendeu, o endereço da Delegacia, o horário e a data e faça de tudo para mandá-lo lavrar um termo de que vc esteve naquela delegacia para pedir registro de maus-tratos a animal.

Ministério Público
Rio de Janeiro - (21) 2261-9954
Rio Grande do Sul - (51) 3224-3033 - meioambiente@mp.rs.gov.br
São Paulo - (11) 6955-4352 - meioamb@mp.sp.gov.br
Santa Catarina - (48) 229-9000 - pgj@mp.sc.gov..br
Corregedoria da Polícia Civil
São Paulo - (11) 3258-4711 / 3231-5536 / 3231-1775
Rua da Consolação, 2333

Se você estiver acompanhado de alguém, este alguém será sua prova testemunhal para encaminhar a queixa ao órgão público.
Se você tiver em mãos fotografias, número da placa do carro que abandonou o animal, laudo ou atestado veterinário, qualquer prova, leve para auxiliar tanto na Delegacia quanto no MP.

6 comentários:

  1. tb adorei su blog!!1 vou te linkar! bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!! Seu blog é ótimo, e já estou seguindo ele!!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Já te linkei e adorei seu blog!!! E estou aqui, retribuindo sua visita! Amei o João, o Zé, o Nestor e a Flor!!! Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Natalia! fico ferliz em saber que gostou das fotos!! bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Nati: Obrigada pela visita e desculpa pela demora no retorno; desde que resgatamos a Mischa as coisas andam meio tumultuadas. Adorei o blog; é sempre muito bom conhecer pessoas que amam os animais e adorei o blog. Já estou seguindo! Beijos mil

    ResponderExcluir
  6. Oi Nati, amei seu blog, já estou te seguindo!
    Obrigado pela visita!
    Beijos
    Simone

    ResponderExcluir

Cãomente aqui!