quinta-feira, 10 de junho de 2010

Terapia com animais

Achei este texto no blog umolharsobreoautismo.blogspot.com, e resolvi postar. É lindo sabermos que além do amor incondicional que eles nos oferecem, ainda podem ajudar a curar ou melhorar  as doenças. Bjs, Nati

Terapia com Animais


Estudos demonstram que os animais podem ajudar-nos com as dificuldades da vida, trazendo suporte e melhora da nossa saúde e da nossa própria auto-estima. Os animais tocam em quase todas as áreas das nossas vidas e invoca diferentes sentimentos, dos quais o amor, a compaixão, a felicidade, o ódio, o medo e a rejeição. Quando cuidamos de um animal, também aprendemos muitos comportamentos diários, tais como a limpeza, arrumação, preparação dos alimentos e responsabilidade.

Os animais são poderosos aliados para pessoas com necessidades especiais. Eles têm a capacidade de gerar mudanças no processo de aprendizagem e desenvolvimento. A maior dificuldade nas várias terapias é estabelecer uma atmosfera e uma sensação de intimidade, mas com animais de estimação – que sempre receberam os seus cuidadores com um amor incondicional – este processo torna-se muito mais fácil.

Os animais podem se tornar os nossos melhores amigos, necessitando da nossa protecção e ajuda. Eles têm também o poder de nos afectar. Domesticar um animal tem uma influência calmante nas crianças e ensina-as como comunicar com o ambiente. Em certos casos, os animais também servem de quebra-gelo, eles neutralizam os mecanismos de defesa da criança e proporcionam um contacto mais focalizado. Na presença dos animais, os terapeutas conseguem construir uma verdadeira e íntima relação com as crianças e assim começar um intervenção terapêutica.

Esta terapia tem como principais objectivos:

· Fortalecer laços sociais;

· Habilitar a criança a obter um maior conhecimento dela mesma e do ambiente que a rodeia;

· Aprender como tratar animais e pessoas com sensibilidade;

· Desenvolver uma maior auto-estima.

A terapia com animais mais conhecida é a que utiliza os cavalos como meio terapêutico. A esta terapia específica designamos de Hipoterapia.

A Hipoterapia tem como principais objectivos:

· melhorar o tónus muscular;
· o equilíbrio;
· a postura;
· a coordenação;
· o desenvolvimento motor;
· o bem-estar emocional.

A Hipoterapia é um termo que se refere ao uso do movimento do cavalo como uma estratégia de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas de Fala para resolver deficiências, limitações funcionais e disfunções neuromusculosqueléticas. Essa estratégia é usada como parte de um programa integrado de tratamento para alcançar resultados funcionais.

A marcha do cavalo fornece input sensorial através do movimento, que é variável, rítmico e repetitivo. As respostas de movimento resultantes do paciente são similares aos padrões de movimento da cintura pélvica (bacia) do humano durante a caminhada. A variabilidade da marcha do cavalo permite ao terapeuta classificar o grau de input sensorial para o paciente e, em seguida, utilizar este movimento, em combinação com outras estratégias terapêuticas para alcançar os resultados desejados. Os pacientes respondem entusiasticamente a esta agradável experiência de um ajuste natural.

O cavalo proporciona uma base de apoio dinâmica, tornando-se uma excelente ferramenta para aumentar a força e controle do tronco, o equilíbrio, uma melhor postura e planeamento motor. Os movimentos do cavalo proporcionam inputs sensoriais vestibulares, proprioceptivos, tácteis e visuais. Durante as diferentes transições da marcha, a criança deve realizar ajustes subtis do tronco para manter uma posição estável. Os efeitos do movimento sobre o controle postural, planeamento motor e sistemas sensorial e motor pode ser usado para facilitar a coordenação, a aquisição de respostas, controle respiratório, integração sensorial e capacidades de atenção.

Os cavalos utilizados no tratamento devem obedecer a critérios específicos de selecção de qualidade, temperamento e formação. Mesmo quando um cavalo ideal é utilizado, a qualidade do tratamento e os resultados estão baseados na formação especializada do terapeuta, a sua experiência clínica e perícia, e a boa integração da utilização do cavalo num abrangente programa de tratamento.

O terapeuta ocupacional, com uma especialização em Hipoterapia, é capaz de combinar os efeitos do movimento do cavalo com outras estratégias de intervenção para trabalhar o controle motor fino, integração sensorial, capacidade de alimentação, capacidades de atencão e capacidades funcionais da vida diária de uma maneira progressivamente desafiadora.

A hipoterapia tem demonstrado inúmeros resultados positivos. A criança com PEA pode receber desta terapia muitas capacidades funcionais, que promovem a sua independência.

3 comentários:

  1. Oi, Nati

    Os animais ainda são nossos melhores amigos.
    A terapia é de longe comprovada como melhor aliada nos tratamentos terapeuticos principalmente com crianças. Aos idosos tem sido a melhor companhia. Por isso os amo.
    Minha gata Mila não sai de perto de mim quando não estou bem. Isso não é um sinal?

    Obrigada pelo carinho no meu canto.
    Que bom que o texto lhe fez bem.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Fiquei deslumbrado não só com seu blog, como também pelas suas postages, maravilha!!!
    Conheça os meus em:
    www.congulolundo.blogspot.com
    www.queriaserselvagem.blogspot.com

    Um abração do tamanho do mundo.

    ResponderExcluir
  3. bem acho que só até meio, suspeita p/ falar pois
    ja fui dog sitter! tenho 1 maltês com pooldoo,
    eu encinei varias coisas!p/ ela bate palma, comprimenta emfim varias coisas, ela está com 13 anos! tenho em casa sobrinhos gêmeos de 8, 1 deles é meio especial! quando era pqueno batia na minha cachorrinha! ae até hj ela morde só ele, ao mesmo tempo é louco por ela! eu ja falei p/ minha
    irmá que o cachorro só faz!bem infelizmente ela discorda! fico triste. marcia cleto.

    ResponderExcluir

Cãomente aqui!