terça-feira, 22 de junho de 2010

Campanha contra o uso de pele invade o SPFW

Quem andava pelo evento, encontrava cartazes e adesivos com os dizeres: “A moda precisa ser ética, deixar em paz os animais."

Nesta temporada em que coletes e casacos peludos viraram hit entre os fashionistas, uma campanha contra a utilização de peles de animais como matéria-prima para roupas apareceu nos banheiros no último dia do São Paulo Fashion Week,.

Quem andava pelo evento, encontrava cartazes e adesivos com os dizeres: “A moda precisa ser ética, deixar em paz os animais – suas penas, seu couro e suas peles(...)”. A ação foi organizada pela ONG Move Institute, de SP, comandada pela designer Adriana Pierin.

Com cinco meses de existência, a organização age em eventos grandes – na Parada Gay de SP distribuiu 30 mil flyers contra maus tratos de animais – e, na SPFW, o dedo foi colocado na ferida de quem utiliza peles, couros e penas e de empresas que testam seus produtos nos bichos.

“A moda brasileira copia as tendências europeias. Não precisamos de couro e peles no nosso inverno. Os profissionais da moda têm de exigir que sejam desenvolvidos materiais ecologicamente corretos. O moda está acomodada e não procura alternativas para se adaptar”, aponta Adriana, ativista há 20 anos.

O cuidado com o design das peças informativas é um diferencial da ONG, tanto que ela foi convidada a expor seus cartazes no Festival Parede, que está rolando no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio.

O próximo passo é organizar um ensaio fotográfico com celebs que já aderiram à causa: Mari Moon e Kika, da MTV, Carlos Careqa, Guto Lacaz e Marina Dias. E é provável que a Move feche parceria com uma ONG francesa. “Agora, quero captar o interesse do poder público, porque a conscientização é a solução.

"Pegar animais para cuidar é enxugar gelo”, afirma Adriana, que pretende contatar Paulo Borges, o homem por trás da SPFW e do Fashion Rio, para que organizem juntos uma ação durante a próxima edição das semanas de moda.

Fonte: http://www.bichoderua.org.br/

3 comentários:

  1. Oi, Nati

    Quero te avisar que estou sempre aqui te admirando. Se por vezes não deixo recado é por minha condição de saúde.
    Logo estarei bem. Não deixe de me visitar.
    São vcs que me fazem continuar por aqui.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Oi Nati!! Obrigada por estar lá no meu cantinho, apareça sempre, tá?? Minha mamãe disse que amou a reportagem e que está de total acordo. Ela disse que todos os animais devem ser respeitados e que não é preciso sacrificar a vida de nenhum deles para se ter glamour.

    Beijinhosss e miadinhas da Nikita :)

    ResponderExcluir
  3. A MODA NÃO PRECISA DE PELES DE ANIMAIS PARA SER FASHION. Temos de aderir a causa, já!!!!

    Bjos e bom São João "NORDESTINO" - quente como uma boa fogueira... Ê´ta, o frio deve estar de matar.

    Leon

    ResponderExcluir

Cãomente aqui!