segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Obesidade em cães e gatos tem relação com comportamento dos donos

Uma das preocupações de todo dono de cão e gato consciente deve ser a obesidade. A questão é que a gordura pode levar o pet a ter vários outros problemas de saúde, como dificuldades respiratórias, triglicérides, colesterol, hipertensão, diabetes, problemas no coração e até mesmo câncer. Segundo a médica Fernanda Fragata, do Hospital Veterinário Sena Madureira, a obesidade pode diminuir o tempo de vida do bicho.


Segundo um estudo da Association for Pet Obesity Prevention (Associação para Prevenção da Obesidade em Animais de Estimação), 44% dos cães e 57% dos gatos dos Estados Unidos foram considerados obesos em 2008.

Este é um número 4% maior que em 2007. Em 2009, um relatório do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos, divulgado pelo laboratório Vetnil, afirma que 25% dos cães e gatos do ocidente estão acima do peso. No Brasil, estima-se que o problema atinja cerca de 20% da população animal.

Muitos donos, quando notam que o bicho está obeso, reclamam de não conseguir fazê-lo emagrecer. Para que haja a perda de peso, é preciso mudar a rotina tanto do animal quanto dos donos. As necessidades calóricas dos homens é bem maior do que a de um cão ou gato. Por isso, um pedacinho de algo que você esteja comendo, no organismo do bicho, equivale a um pedação.

Donos e bichos precisam mudar de hábitos

O primeiro fator que leva à obesidade animal é o excesso de ingestão calórica, seja por ração, seja por outros quitutes. Em seguida, vem a inatividade física. E tem também a falta de consciência dos donos - afinal de contas, o bicho certamente não abre a geladeira para beliscar guloseimas e também não escolhe o que é comprado no supermercado.

A maioria dos proprietários não resiste ao pedido do pet na hora das refeições e acaba compartilhando com o animal tudo o que come. Nessa história, tanto o dono como o animal criam um círculo vicioso: o bicho vai sempre pedir e o dono vai sempre ceder. Quando não ganha nada, o animal reclama e o dono acaba cedendo.

Por isso, quando se trata de emagrecimento, é preciso mudar os hábitos dos bichos e dos donos. A veterinária Fernanda destaca:

- Lembre-se que um bicho é como uma criança: só se alimenta com o que o dono lhe oferece. Portanto, o papel e envolvimento de toda a família do animal são importantes no tratamento para perder peso.

Avalie: por que seu bicho está gordo?

Antes de tomar qualquer atitude em relação ao peso do seu bicho, é preciso avaliar se ele realmente está obeso. Algumas raças já são mais “cheinhas” por natureza. Segundo Fernanda, alguns problemas hormonais podem causar obesidade, e neste caso, o veterinário saberá identificar.

- Deve-se avaliar o peso e a condição corporal, ou seja, se tem costelas aparentes, se está ou não acinturado, ou se tem acúmulo de gordura na região do pescoço, por exemplo.

Se a causa do problema for o sedentarismo, o animal deverá iniciar gradativamente uma rotina de exercícios, além da dieta indicada pelo veterinário. Vale lembra que animais castrados e idosos têm mais tendência a ficarem obesos.

Lights e etc...

Hoje, o mercado está lotado de rações light, com teor calórico reduzido, mas Fernanda afirma que antes de mudar o cardápio do pet, é preciso consultar um veterinário. Existem remédios que atuam no problema e também devem ser receitados por um especialista:

- Em geral, as rações light funcionam. Porém, deve-se antes consultar um veterinário para ver se existe uma causa de base para a obesidade ou se é somente um excesso de calorias ingeridas.

Dicas para evitar que o bicho fique obeso:

- Defina uma quantidade diária de comida e divida em duas refeições.

- Não deixe o pote com ração à disposição. Quando o alimento está ao alcance, os bichos comem mais.

- Evite comer perto do bicho e mantenha-o longe na hora das refeições.

- Por mais que o bicho peça, não dê a ele o que você come. Se ele perceber que algumas reclamações adiantam, vai pedir comida sempre.

Fonte: R7

Um comentário:

  1. Oi Nati! Faz um tempão que vc me deixou um recadinho no blog do Nikko e da Minnie (nikkominnie.blogspot.com) e só hj (!!!) eu vi! Desculpe! Gostamos muito do seu blog tb e já somos seguidores! Beijinhos!

    ResponderExcluir

Cãomente aqui!