quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Política X Animais

Alguém já questionou o que o seu candidato fará em prol dos animais? Eu já, e vc? Bjs, Nati

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Felinos também sofrem com problemas renais

Fonte: Ribeirão Preto Online

Doenças renais são comuns em gatos. Por passarem muito tempo deitados, não é fácil detectar quando um felino está doente e, por isso, uma simples infecção urinária pode evoluir para uma grave doença. Tais doenças podem ser de origem genética, mas na maioria dos casos elas se manifestam devido a uma alimentação errada e pouca água a disposição do animal.

Segundo a médica veterinária Ronivaina Almeida, cães e gatos podem sofrer com as doenças renais, porém, o problema se manifesta principalmente nos felinos. “Infecção urinária, nefrite, insuficiência e cálculos renais são comuns em gatos machos castrados. Os donos devem ficar atentos a qualquer mudança no comportamento do animal”, afirma.

O tratamento das doenças renais varia de acordo com a gravidade do caso do animal. Para evitá-las o animal deve comer uma ração adequada e beber água filtrada e fresca, além disso, os donos devem estar sempre atentos com a cor da urina do bichinho.

sábado, 7 de agosto de 2010

Diário de Bordo: Lina

A cestinha era de flores, mas a Lina adorou!

Frase

Felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos.
Machado de Assis

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mais um lindo trabalho: Cães sem raça são protagonistas de filme que estréia em outubro

Além do longa-metragem, projeto conta ainda com a publicação de um livro, que retrata a vida dos cachorros de rua, incentivando a responsabilidade social.

Vistos com certo preconceito pela sociedade, os chamados “SRD-SEM RAÇA DEFINIDA ou VIRA LATAS” têm alcançado cada vez mais espaço na sociedade. Mas os esforços de abrigos e centros de adoção ainda não são suficientes para mudar a realidade de milhares de ANIMAIS que ainda vivem pelas ruas do Brasil e do mundo.

A educação NO SENTIDO DE concientizar AS PESSOAS é uma das melhores formas de informá-las sobre a importância de cuidarmos desses fiéis amigos. Um dos muitos colaboradores DESTA COINCENTIZAÇÃO é o publicitário Tiago Ferigoli.

Tiago Ferigoli, além de assinar as fotografias da obra “VIRA-LATAS – Os Verdadeiros Cães de Raça”, lançado em 2009, também é diretor de um documentário de mesmo nome, um longa-metragem que estréia em outubro de 2010.

O filme traz depoimentos de personalidades como Ronnie Von (cantor e apresentador do programa Todo Seu / Tv Gazeta), Heródoto Barbeiro (jornalista) e Danilo Gentili (comediante e repórter do CQC / Tv Bandeirantes), além de outros profissionais que contam sua experiência com cães que vivem em rua.


“Apesar das filmagens terem ocorrido em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e São José dos Campos, um dos objetivos foi não caracterizar nenhuma região, já que a realidade de cães de rua está presente em todo o Brasil e mundo(…). As cidades serviram como plano de fundo para uma mensagem muito maior, uma mensagem de cidadania, de responsabilidade social”, comenta Ferigoli.

O projeto

O diretor conta que sempre teve contato com cães e, que, sabe muito bem o quanto estes ‘fiéis amigos’ nos ensinam, mas foi apenas depois de desenvolver o PROJETO VIRA LATA que seu olhar se expandiu. “Agora entendo o quanto estamos todos interligados. Só quando entramos em contato com estes cães é que compreendemos o significado de vira-latas(…).Vira-lata significa estar abandonado, ter que lutar para sobreviver, sofrer de preconceito. Não tem a ver com a raça do animal, a não ser a raça pela sobrevivência”, relata ele.

Ferigoli destaca que ao compreender o que é ser vira-lata, é possível aplicar o termo a questões que muitos seres humanos passam no dia a dia. Ou seja, ao tomar consciência do universo em que vivem os cachorros de rua, de certa forma, nós compreendemos a situação de pessoas desamparadas.

Segundo o diretor, assim como muitos que moram nas ruas, o cão não está lá por que ele quer, mas o “é resultado do que nós fizemos e ainda fazemos, direta ou indiretamente, seja no trabalho, na educação que damos aos nossos filhos ou no respeito que temos pelo próximo”.

Vira-Latas – Os Verdadeiros Cães de Raça
Lançamento: outubro de 2010
Direção: Tiago Ferigoli
Duração: aprox. 60 min.
Elenco: Heródoto Barbeiro, Danilo Gentili, Ronnie Von
Site: www.vira-latas.com

Por Redação Portal da Cinofilia
São Paulo/SP

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Diário de bordo - Educação

Ontem aqui em Porto Alegre vi uma cena deplorável, de uma deselegância e falta de educação tamanha.

Uma senhora passeava com seu cão, Lhasa Apso, em uma das ruas de Porto Alegre e em um momento do passeio seu cão parou para fazer suas necessidades. Até ai tudo bem.

Só que a Sra, virou as costas e não recolheu as necessidades de seu amigo e deixou ali, para que os próximos que passassem pudessem ver, apreciar e quem sabe pisar em cima.

Fica um questionamento meu sobre a educação das pessoas. Como querem um cão educado se o dono não ajuda?

Sei que pode parecer bobagem este assunto. Mas são estas pequenas coisas que mostram a educação de uma pessoa.

Fiquei realmente muito impressionada com isto e toco no assunto porque realmente não acreditei que isto ainda pudesse existir!

Bjs, Nati

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Exposição em Ijuí (RS) reúne fotos de cães e gatos retirados do abandono

Imagens foram registrados pelas próprias pessoas que adotaram os animais

Eles estão por toda parte. Carentes, com cara de pidões, são milhares os animais abandonados pelas ruas das cidades. Muitos são vítimas de acidentes, alguns da crueldade humana. Uns não resistem à fome, ao frio e acabam morrendo de forma triste: sozinhos. Para minimizar esse problema, um grupo de Ijuí (RS) criou a Associação Protetores da Vida (APV).

A Associação não tem uma sede própria. Os envolvidos entendem que o local poderia incentivar o abandono de animais. Juntos, eles auxiliam a firmar uma corrente de solidariedade em prol dos vira-latas. Uma das ações pode ser observada no Fórum de Ijuí até o dia 7 de agosto. É a mostra fotográfica “Somos todos vira-latas”, que conta com aproximadamente 100 fotografias de cães e gatos feitas pelos próprios tuores, que adotaram os animais.


Cada um deles tem uma história, a maioria, triste. É o caso de Espinafre, um cachorro muito velho que por anos viveu nas ruas de Ijuí. Ele foi atropelado e teve uma das pernas mutiladas. Recolhido pela ONG, foi encaminhado para Santa Maria, onde teve a perna amputada. Agora é um velhinho feliz: vive com uma família adotiva.

Fonte: Zero Hora