sábado, 24 de julho de 2010

Amigos!

Oi pessoal.


Em homenagem à semana do amigo, gostaria de publicar aqui o texto da minha coluna deste mês no Blog do Movimento.
Gostaria de compartilhar com vocês meus seguidores, o texto que fala desta amizade linda que temos com nossos animais.


Deus abençõe a todos, e que continuemos nossa amizade, mesmo que virtual, mais em prol de um bem maior: Nossos animais! Um beijo, Nati


Dia do amigo: O Laço profundo que une os animais e as pessoas



Para comemorarmos o dia do amigo em bom estilo, vou falar sobre nada mais nada menos do que a amizade de animais e pessoas.


Minha convivência com animais não tem sido diferente. A cada dia, a cada novo amanhecer eles me provam que nossas escolhas são comuns, eu escolho a eles e eles a mim. É uma troca, um amor mútuo, um amor de verdade. Vejo pelo meu cão o Zé: a cada noite, faça chuva ou sol ele me espera no portão. Desde que o peguei pequeno e fraco na rua, nosso amor se firmou através de olhares e através de uma confiança sincera, pois ele sabia que eu ia lhe salvar. Nossas vidas se cruzaram de uma maneira tão intensa que hoje, após 6 anos de vida do Zé posso dizer sim que ele é o meu melhor amigo, meu companheiro fiel.

A amizade ente um cão e um humano é tão bonita que cada vez mais as pessoas buscam nos caninos, a forma de amor incondional, e posso garantir que os conseguem. Um cão o ama do jeito que você é, e muitas pessoas dizem, “é apenas um cão”. Estas pessoas não sabem do tempo percorrido ou dos custos que significam o “apenas um cão”.

Um cão é alegria, são tristezas amenizadas e um conforto para seguir em frente. Um cão é o que nos torna mais humano, mais homem e mais amoroso. Quem tem um cão sabe o real sentido de uma amizade.

Feliz dia do amigo!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Convívio com animais de estimação reforça sistema imunológico, afirma estudo

Levantamento foi feito pela USP

Os benefícios da presença de um animal de estimação em casa não se restringem às alegrias que o pet proporciona a toda família. Esta convivência também pode contribuir, além do bem-estar psicológico, na prevenção e no auxílio ao tratamento de várias patologias.

Um levantamento de estudos nacionais e internacionais sobre o tema, encomendado pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), integrante do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), para um grupo de pesquisa do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP), liderado pelo professor César Ades, reuniu uma série de estudos que confirmam esta contribuição à saúde das pessoas proporcionada pelo convívio com os animais de estimação.

Entre as principais observações, pode-se destacar a melhora da imunidade de crianças e adultos, redução dos níveis de estresse e da incidência de doenças comuns, como dor de cabeça ou resfriado.

Reforço na defesa do organismo

De acordo com o levantamento, os benefícios independem da idade. Os pesquisadores da USP citam um trabalho que identificou vários benefícios aos bebês que convivem com cães, já que certas proteínas que desempenham um importante papel na regulação do sistema imunológico e das alergias aumentam significativamente em bebês de um ano de idade quando expostos precocemente a um cão, conferindo um importante papel destes animais na saúde humana.

Segundo a pesquisadora Carine Savalli Redígolo, este trabalho mostra que o convívio possibilita aos bebês ficar menos suscetíveis às alergias e dermatites tópicas.

- Também foi observada a redução de rinites alérgicas aos quatro anos de idade e aos seis a sete anos, devido à redução da imunoglubina E, um anticorpo que quando em altas concentrações sugere um processo alérgico - acrescenta.

Os pesquisadores alertam que este contato não significa que seja isento de possíveis efeitos negativos para a saúde, porém, é possível discutir com mais equilíbrio os prós e contras de possuir um cão.

De acordo com a pesquisa do Radar Pet, idealizada pela Comac, ainda há resistência dos casais que possuem filhos pequenos adquirirem um animal de estimação: 44% das residências que têm pelo menos um pet são de casais com filhos jovens ou adolescentes; este número cai para 16% quando se trata de casais com filhos pequenos (até nove anos).

Um gesto simples pode trazer importantes efeitos ao sistema imunológico de pessoas de qualquer idade.

- Acariciar um cão pode elevar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, sendo importante na prevenção de várias patologias. Este resultado se deve, possivelmente, ao relaxamento que o contato com o animal proporciona - explica Carine.

Benefícios ao coração

Outros estudos identificados pelos pesquisadores da USP também avaliaram as taxas de sobrevivência, no ano posterior a um infarto agudo do miocárdio, em donos de cães, gatos, outros animais de estimação e em pessoas que não possuíam bichos. Segundo os pesquisadores, depois de determinado período, verificou-se que a posse de um cão contribuiu significativamente para a sobrevivência dos pacientes, pelo menos no ano seguinte ao incidente.

Também foram apontados benefícios no controle de hipertensão arterial. Profissionais que viviam em condições de estresse, faziam controle do problema com medicação, foram divididos em dois grupos, os que possuíam um cão ou gato e os que não possuíam animais.

A pesquisadora Maria Mascarenhas Brandão afirma que, seis meses depois do início do monitoramento, um dos trabalhos constatou que as taxas de pressão diminuíram para ambos os grupos. Entretanto, nas situações geradoras de estresse a resposta foi melhor para os donos de cães.

- Além disso, este grupo aumentou significativamente suas taxas de acertos em contas matemáticas, em relação àqueles que não possuíam os animais -, acrescenta. Esta situação mostrou a diminuição dos níveis de estresse, obtidos com o contato com os pets.

Algumas outras situações também trazem efeitos muito positivos à saúde e ao convívio social: a duração das caminhadas é maior para aquelas pessoas que estão acompanhadas por um cão.

- Além disso, nestes passeios, os animais ajudam na integração social, contribuindo para o início de uma conversa com outras pessoas, por exemplo - confirma Maria.

Ainda segundo uma destas pesquisas, pessoas com problemas simples de saúde, como dores de cabeça, problemas estomacais, gripes, dentre outros, que adotaram pela primeira vez um animal de estimação, apresentaram redução significativa desses problemas menores de saúde, em relação a pessoas sem animais.

Fonte: ZeroHora.com

terça-feira, 20 de julho de 2010

Estudo mostra que cães que rosnam e mordem muito podem sofrer de depressão

Cientistas revelaram que cães que rosnam e mordem não são necessariamente agressivos por natureza e podem estar simplesmente sofrendo de depressão. No estudo, os autores dizem que a descoberta poderia levar a novos tratamentos para agressão canina.

Uma pesquisa sobre animais que convivem em várias famílias mostrou que os cachorros que têm um comportamento menos saudável tendem a apresentar níveis mais baixos de serotonina do que os mais calmos. No ser humano, a queda na serotonina está ligada a depressão, ansiedade e mudanças de humor.

Belen Rosado, da Universidade de Zaragoza, na Espanha, que chefiou a pesquisa, disse que a agressão, principalmente quando é dirigida a seres humanos, é o problema de comportamento mais frequente em cachorros.

Os estudiosos testaram amostras de sangue de 80 cachorros enviados a dois hospitais veterinários de ensino depois que seus tutores reclamaram da agressividade deles.

Quando o sangue foi comparado a amostras de 19 cachorros com comportamento normal, os pesquisadores descobriram que os animais irritados e zangados tinham menores concentrações de serotonina.

Os níveis baixos do neurotransmissor foram encontrados em cães cujo comportamento antissocial parece ser uma tentativa de autodefesa. Os cães mais irritados também tinham níveis mais altos do hormônio do estresse, o cortisol, segundo os pesquisadores na revista científica Ciência do Comportamento Animal.

Os veterinários dizem que os cachorros são mais vulneráveis à depressão se não passeiam o suficiente ou se ficam muitas horas sozinhos todos os dias.


Fonte: R7

sábado, 17 de julho de 2010

Revoltante! Protetores, vamos nos manifestar!

Direto do blog Patinhas sem Dono...

HOJE, DIA 16/07/2010, POR VOLTA DAS 14:15 HS, NO CANAL 2, REDE RECORD, NO PROGRAMA BALANÇO GERAL, COM O APRESENTADOR MAURO TRAMONTE, FOI EXIBIDO UM VÍDEO, MOSTRANDO O ESPANCAMENTO DE UM PIT BULL, NA CIDADE DE PELOTAS.


O PRÓPRIO DONO O ESPANCOU MUIIIITOOOOOOOOO. .. E QUANDO O CÃO CONSEGUE SAIR DEBAIXO DAS PANCADARIAS DESSE DESGRAÇADO, ELE O BUSCA NOVAMENTE PELA CORRENTE E O AGREDE MAIS AINDA!!!

SEGUE O VÍDEO: http://mediacenter. clicrbs.com. br/templates/ player.aspx? uf=1&contentID=124750&channel=45

O VIZINHO DESSE MONSTRO, CANSADO DE VER O CÃO APANHAR, COLOCOU UMA CÂMERA E FILMOU TUDO E ENTREGOU O VÍDEO A POLÍCIA.

COMO A GENTE SABE QUE NO BRASIL É TUDO MUITO LENNNNTOOOOOO. ...

VAMOS FAZER BARULHOOO!!! !

ENCONTREI UM SITE QUE ESTÁ FALANDO SOBRE O CASO:

http://redebichos. ning.com/ forum/topics/ atencao-tv- mostra-espancame nto?commentId= 3060656%3ACommen t%3A108685&xg_source=activity

ALÔOOO PELOTASSSSSSSS! !!!

CADÊ OS PROTETORES PRA CAIR EM CIMA DESSE CASO?

REPASSEM ESTE EMAIL ATÉ CHEGAR A CIDADE ONDE ACONTECEU, PARA QUE PROVIDÊNCIAS SEJAM TOMADAS!!!!

ESTOU MUITO INDIGNADA!!! !!!!!!!!! !!!!!

CONTO COM O REPASSE DE TODOS!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Estudo sobre comportamento canino

Cão bem comportado vive mais, diz estudo

Educação e bom comportamento não são qualidades exclusivas do ser humano. Cães que possuem tais qualidades vivem mais, segundo estudo realizado no Canadá e publicado na revista americana Newscientist.

Animais que não tiveram a chance de aprender a se comportar e são agressivos, sempre se colocam no limite. Não há necessidade de sofrer com mal comportamento dos cães, pois, há profissionais treinados para ajudar, no caso um consultor ou adestrador, que são os professores dos bichinhos.

Os cães são capazes de surpreender e para eles não tem limite de idade para aprender algo. Eles convivem muito com as pessoas e acabam surpreendendo com suas habilidades de compreensão, tenacidade para aprender e agradar.

Por isso, é importante educá-los, pois, isso demonstra interesse e respeito ao seu cãozinho

Fonte: Ribeirão Preto Online

terça-feira, 13 de julho de 2010

Diário de bordo: Flor

Depois que a Flor teve seus filhos, tenho notado que ela está mais sensível... Nestas noites frias de chuvas, com muitas trovoadas ela apresentou pânico dos trovões. Tento acalmá-la e converso com ela até que ela durma...
Evito dar tranquilizantes, mesmo tento preescrição médica, pois assim como nós, eles se tornam dependentes também.
O fato é que isto ocorreu depois da gravidez. Tadinha da minha mascotinha!!! Ela é tão "serelepe" mas as vezes tem seus medos, assim como nós.

Bjs, Nati

sábado, 10 de julho de 2010

Frase da semana

"Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos é infinitamente superior." (Hippolyte Taine)

Feira na Bahia

domingo, 4 de julho de 2010

Como Cães e Gatos

Aqui em casa, meus cães e gatos convivem numa boa! A maior prova disto é um post aqui do blog, um pouco antigo que conta a história da minha cadela Flor que adotou o gatinho Manoel, ainda quando ele era bem pequeno arrecém resgatado das ruas. Apesar de ela na época não ter tido nenhuma cria ainda, seu instinto maternal falou mais alto e amamentou o pequeno felino.
Todos aqui nesta grande família felina e canina são amigos. O meu segredo, nem sei se é uma novidade, é que a cada amigo novo que chega na casa, conversamos com cada um dos mais antigos, apresentando o novo e explicando toda a nova situação. Podem dizer que eles não entendem, mas aqui funciona e muito bem esta fórmula que eu considero mágica.
Li uma reportagem que quero compartilhar com vocês, sobre a convivencia dos cães e gatos já que está prestes a estreiar o filme "Como cães e gatos 2". Deixo pra todos um ótimo domingo e um grande abraço!

Saiba como amaciar a relação de cães e gatos debaixo do mesmo teto


As desavenças entre felinos e caninos estão bem documentadas nos desenhos animados e filmes. Em se-

tembro, por exemplo, os fãs de histórias de animais vão se divertir com a sequência de “Como Cães e Gatos 2”. Desta vez, latidos e miados vão precisar entrar em sintonia contra as forças do mal.

Mas se você pensa que a união desses dois bichinhos só acontece na ficção se engana. O veterinário Maurício Davidovich dá a dica do que você pode fazer para amaciar a relação:

— O ideal é que tanto o cachorro quanto o gato convivam desde filhotes. Se um dos dois for adulto, é mais fácil um cachorro aceitar um gato, do que o contrário. Antes de apresentar um animal ao outro, introduza cheiros ao que já está na casa há mais tempo e force um contato visual, antes da aproximação. Supervisione sempre os primeiros contatos para que não aconteçam brigas.

A jornalista Déborah Gonçalves conta que na casa dela a gatinha Pantera e a poodle Penélope falam a mesma língua, há 16 anos:

— A minha gata Pantera, de 19 anos, assistiu ao parto da minha cachorrinha Sofia, que já morreu e se considera uma protetora da Penélope (filhote). Elas sempre conviveram na mais santa paz.

O veterinário confirma que a convivência é perfeitamente possível:

— Conheço diversas pessoas que têm cães e gatos na mesma casa, convivendo sem problema algum. Eles são amigos e alguns até dormem abraçados.

Fonte: Extra Online

sábado, 3 de julho de 2010

Frase da semana

Todo o cachorro independentemente do seu sexo, é complemento da vida humana. Todo o ser humano deveria experimentar amar um cão , só assim entenderia o que é amor . Todo o ser vivo é uma manifestação da natureza, e a natureza é uma manifestação da vida


Altair Pereira

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ajuda URGENTE - É só Assinar!

AMIGOS, PRECISAMOS NOS MANIFESTAR CONTRA ESSA CRUELDADE:
O Deputado EDSON PORTILHO, DO RIO GRANDE DO SUL, teve a desventura de criar um projeto de lei que permite que os animais sejam torturados e sacrificados em rituais religiosos. O parlamentar, sabendo que os protetores dos animais se manifestariam, fez a seguinte trama: marcou a apresentação para votação da lei num dia de julho, mas fez um chamado urgente e marcou a reunião às pressas, mais cedo. Os únicos avisados foram os demais deputados. Ou seja: não havia defesa. Os animais não tiveram oportunidade de ter pessoas que os representassem. Quem poderia responder por eles? E aconteceu o que mais temíamos: houve 32 votos contra os animais e apenas 2 a favor.

Assine a favor da defesa da vida animal Ajudem a Lei de proteção animal: ''É rapido, só preencher o formulario no link abaixo'' http://www.leideprotecaoanimal.com.br/

Não podemos deixar uma barbaridade dessas assim.

PRECISAMOS de 500 MIL ASSINATURAS URGENTE!!!

Repassem para ao máximo de pessoas!

Diário de Bordo: Manoel

O Dr Pet ia se orgulhar do que vou contar agora, mas na verdade eu é que me orgulho...
O meu gato, o Manoel aprendeu a pedir comida quando está com fome. Ele bate a porta do armário da cozinha exatamente 3 vezes para pedir a ração. Não é lindo e inteligente? Ele é um amor... Para homenageá-lo vou postar uma foto do meu lindo! Bjs, Nati