quarta-feira, 30 de junho de 2010

Coluna da Mulher bixano

Lembram daquela frase, "a união faz a força"? Pois é unindo as pessoas que amam os animais que tem intensificado cada vez mais este lindo trabalho em prol dos nossos peludos. E uma grande parceira nesta causa, é a Carol do blog meubixano.blogspot.com, que está com uma coluna belíssima lá no Blog do Movimento.
Apreciem: http://movimentovamosadotarumcao.blogspot.com/2010/06/estreia-no-blog-coluna-mulher-bixano.html


Carol! Parabéns pela sua coluna. Realmente ficou muito linda. Bjs, Nati

sábado, 26 de junho de 2010

Frase da semana

"O gato não pede amor. Nem depende dele. Mas, quando o sente, é capaz de amar muito. Um gato é um italiano educado na Inglaterra. Sente como um italiano mas se comporta como um lorde inglês." (Artur da Távola)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Guia de primeiros socorros para cães e gatos

Você sabe avaliar quando seu cão está com febre? Qual o batimento cardíaco normal de um gato? Quem tem um animal de estimação em casa precisa estar atento ao seu comportamento. Falta de apetite e apatia, por exemplo, podem esconder diversas doenças. Isso sem falar nos acidentes e imprevistos tão comuns na vida dos pets.

Para ajudar os donos na hora de uma emergência e evitar o tempo perdido com medos e indecisões – que podem até ser fatais para os animais – a americana especializada em medicina de emergência Amy D. Shojai, que já publicou 12 livros sobre animais de estimação, escreveu Primeiros Socorros para Cães e Datos (Gutenberg Editora, R$ 49,90, 432 páginas), que acaba de ganhar uma versão em português.

No livro, a autora mostra técnicas de imobilização e de ressuscitação cardiopulmonar, dá dicas de quais e em que quantidades os remédios para humanos podem ser usados nos animais e ensina como avaliar os principais sinais vitais de cães e gatos (confira quadro no final desta reportagem).

O guia ainda lista um kit de primeiros socorros que a pessoa deve ter em casa. Entre os materiais sugeridos pelo livro, estão tesouras sem pontas (para curativos), focinheira, termômetro clínico, tosquiador elétrico (para aparar pelos em volta de feridas), plástico bolha (para tala de imobilização) e soro fisiológico (para limpar feridas).

A veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Adriana da Costa Val, que participou da revisão de conteúdo para a versão em português da publicação, afirma que o livro deve ser visto como um meio de orientação para os donos, mas não deve substituir a avaliação e os cuidados de um profissional.

Adriana diz que alguns procedimentos que estão no guia podem ser ensinados no consultório e repetidos em casa pelo dono do animal, como a limpeza das orelhas e a medição da temperatura, por exemplo. Mas é preciso cuidado. “A temperatura é medida através do reto, o que pode causar incômodo ao animal se não for feito corretamente”, alerta Adriana.

De acordo com a veterinária, as regras básicas para a boa saúde de seu bicho de estimação são oferecer água fresca e comida de boa qualidade, não deixar objetos perigosos ao alcance deles (canetas, remédios, produtos de limpeza) e analisar se o ambiente onde ele costuma ficar é realmente seguro. O check-up de saúde deve ser feito a cada seis meses e as principais vacinas devem ser atualizadas uma vez por ano.

Fonte: Época

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Crônica do Leon

Pessoal,

Convidei uma pessoa muito especial para escrever uma crônica para meu blog, e para minha surpresa recebi uma homenagem.
Quero agradecer ao Leon pelo belo texto que publico abaixo, pois na tentativa de enriquecer meu blog com palavras de sábios conhecedores da causa animal, recebi uma crônica com um texto de tamanha delicadeza, inspiração e luz!
Fico muito contente por encontrar a cada dia que passa pessoas como você e como o Leon, que são incansáveis ao cuidar dos nossos bichinhos. É muito gratificante conhecer e trocar conhecimentos com pessoas de coração bom.

Um grande Beijo, Nati

AMOR DE MÃE IGUAL AMOR DE NATI


O amor não está no mundo para ser desperdiçado ou na última hipótese, fazermos um mau uso dele. A sorte é que existe um grupo de pessoas que traz ele como uma grande vitrine. Ao olharmos no rosto de alguém aparece logo uma manifestação. É representado por sinais, como: um sorriso, um gesto ou uma palavra. Tudo nos leva a perceber que a felicidade teima em permanecer, o que é muito bom para toda humanidade.

Nesse seleto grupo estão todos aqueles que vivem sob o signo da vida, a vida de ajudar outras vidas e por isso tem diversos nomes. Porém um deles tem um valor ímpar: Os protetores e defensores da causa animal.

São pessoas que vivem pra proteger qualquer tipo de espécie de bicho, seja ela qual for, sua atitude sempre será nobre. Considero-me uma delas, pois também sou comovido, envolvido e defensor com meus textos (como um mero escritor) e com a divulgação feita no blog do movimento “Vamos Adotar Um Cão”, das sensações daqueles que falam latindo, miando, rugindo e até mesmo cantando, sem saber do perigo que o espera. Mesmo minha contribuição sendo literária, vejo que ela colabora. É uma gota nesse oceano de solidariedade “animal”. Admito ser muito pouco, mas a verdade é que ajudo aumentar as marés de socorro aos animais de rua.

Mas o que tem haver o amor nessa crônica? Bem, eu explico: O amor também tem suas variantes e essa, o amor pelos animais, pulsa no peito de maneira diferente, quase paternal ou maternal. As mulheres mais sensíveis entenderão bem ao que me refiro, a tristeza que é quando se coloca em casa um animal para ser adotado e por sorte do destino aparece alguém pra levá-lo.

Recentemente aconteceu isso, minha amiga de internet e parceira na causa animal, Natália, passou por um sentido maternal fortíssimo ao ter de deixar ir embora um cachorro que esperava por uma adoção. O tempo de espera foi suficiente para o amor brotasse intenso num relacionamento “animal” (o cuidar, o zelar pelo canino de rua) é nessa hora que começam as preocupações de mãe. Haja Sofrimento... Na cabeça só indagações e dúvidas: Será que vai ser bem cuidado? Terá carinho? E o amor pelo cachorrinho vai continuar? Sabe Deus... Não há dúvida: mãe que é mãe, em qualquer situação procede da mesma forma. Que o diga Nati, do blog Mãe Cão, Mãe Gato.

Seu amor de mãe me “beliscou” e me atiçou ao ponto de escrever uma crônica pra registrar no mundo virtual, o tipo de amor que nos induz a manter levantada a bandeira que dedicamos à proteção, aos cuidados e principalmente a afeição que temos a todos os animais no mundo.

Aproveito para parabenizá-la pelo seu ato. Realmente tocante para quem sabe conjugar o verbo amar nas mais diversas variantes e matizes. O amor não pode deixar de existir na sua forma “in natura”, aquela que traz consigo coisas boas e significantes.

O grupo de pessoas do “amor visível” terá de aumentar para se multiplicar mundo afora. Temos de ter esse compromisso em nome do amor e de suas possibilidades transformadoras. A felicidade é o nosso melhor exemplo. Esteja certo disso!!!

Visite:movimentovamosadotarumcao.blogspot.com

terça-feira, 22 de junho de 2010

Campanha contra o uso de pele invade o SPFW

Quem andava pelo evento, encontrava cartazes e adesivos com os dizeres: “A moda precisa ser ética, deixar em paz os animais."

Nesta temporada em que coletes e casacos peludos viraram hit entre os fashionistas, uma campanha contra a utilização de peles de animais como matéria-prima para roupas apareceu nos banheiros no último dia do São Paulo Fashion Week,.

Quem andava pelo evento, encontrava cartazes e adesivos com os dizeres: “A moda precisa ser ética, deixar em paz os animais – suas penas, seu couro e suas peles(...)”. A ação foi organizada pela ONG Move Institute, de SP, comandada pela designer Adriana Pierin.

Com cinco meses de existência, a organização age em eventos grandes – na Parada Gay de SP distribuiu 30 mil flyers contra maus tratos de animais – e, na SPFW, o dedo foi colocado na ferida de quem utiliza peles, couros e penas e de empresas que testam seus produtos nos bichos.

“A moda brasileira copia as tendências europeias. Não precisamos de couro e peles no nosso inverno. Os profissionais da moda têm de exigir que sejam desenvolvidos materiais ecologicamente corretos. O moda está acomodada e não procura alternativas para se adaptar”, aponta Adriana, ativista há 20 anos.

O cuidado com o design das peças informativas é um diferencial da ONG, tanto que ela foi convidada a expor seus cartazes no Festival Parede, que está rolando no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio.

O próximo passo é organizar um ensaio fotográfico com celebs que já aderiram à causa: Mari Moon e Kika, da MTV, Carlos Careqa, Guto Lacaz e Marina Dias. E é provável que a Move feche parceria com uma ONG francesa. “Agora, quero captar o interesse do poder público, porque a conscientização é a solução.

"Pegar animais para cuidar é enxugar gelo”, afirma Adriana, que pretende contatar Paulo Borges, o homem por trás da SPFW e do Fashion Rio, para que organizem juntos uma ação durante a próxima edição das semanas de moda.

Fonte: http://www.bichoderua.org.br/

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Reflexão

Ótima reflexão do Diário Catarinense de ontem...
Compartilho com todos, esta mensagem que nos faz perceber uma das grandes causas do abandono de animais... o Cão da Moda!

REFLEXÃO


Inventar demais, inovar de menos. Nem os cachorros escapam da tal teoria. Se nos anos 1980 o cão de pequeno porte mais desejado era o pequinês, o shih tzu, considerado uma espécie de similar dele, hoje é um dos mais vendidos.

– O problema disso é que, muitas vezes, a raça da moda não atende o que o dono quer. Quando o filme 101 Dálmatas fez sucesso, muitos pais os compraram para dar de presente aos seus filhos, mas essa raça é inadequada para crianças por se tratar de cães impacientes e de pavio curto – explica a veterinária Giovana Mazzoti.

Diário Catarinense
20/06/2010

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Céu dos Cães / Mensagem do Filme Marley e eu


Sempre gosto de rever e me emocionar com este vídeo do Youtube... a mensagem final é extraordinária!

Pensando nesta mensagem final do filme, lembrei lá do blog Movimento Vamos adotar um cão, que tem um cantinho dedicado às pessoas que gostariam de homenagear seus cães que já estão lá no céu.
Você gostaria de recordar do seu amigo, e contar esta história para a comunidade blogueira? Estão veja abaixo este cantinho que o Leon criou, e mande sua história!

Um beijão, Nati


quarta-feira, 16 de junho de 2010

Eventos de adoção pelo Brasil - Agenda do Mês

Distrito Federal

19-06-2010 Feira de Adoção SVPI – Asa Norte – Brasília DF

Minas Gerais

19-06-2010 III Feira de Adoção de Cãe e Gatos ASPAA – Centro – Patos de Minas MG

Paraná

19-06-2010 Feira “Eu adotei um animal de rua. E você?” – Jardim Social – Curitiba PR

19-06-2010 Feira Permanente de Adoção de Animais – Centro – Campo Largo PR

19-06-2010 Cantinho da Adoção – Rebouças – Curitiba PR

20-06-2010 Evento de Adoção de Cães e Gatos – Centro Cívico – Curitiba PR

Rio de Janeiro

17-06-2010 Adotar é o Bicho! – Botafogo – Rio de Janeiro RJ

19-06-2010 1° Expo Intermunicipal de Cães & Gatos – Centro – Petrópolis RJ

19-06-2010 Feira de Adoções GAPA-MA Itaipava – Itaipava – Petrópolis RJ

Rio Grande do Sul

19-06-2010 Brechó Bichos do Campus/ADAAC UFRGS – Agronomia Porto Alegre RS

Santa Catarina

19-06-2010 Feira de Adoção de Animais – Saco Grande – Florianópolis SC

São Paulo
Grande SP

19-06-2010 Feira de Adoção Deixe Viver – Jardim Paraventi – Guarulhos SP

19-06-2010 Feira de Doação de Cães e Gatos “Peludinhos- Amigosparasempre ” – Jordanópolis – São Bernardo do Campo SP

19-06-2010 Feira de Adoção Toca dos Gatinhos – Bela Vista / Consolação – São Paulo SP

19-06-2010 Feira de Adoção dos Anjos dos Bichos – Alphaville – Barueri SP

19-06-2010 Feira de Doação de Cães e Gatos – Higienópolis – São Paulo SP

19-06-2010 – 20-06-2010 Feira de Adoção do Grupo EstimAção – Alto – Teresópolis RJ

19-06-2010 – 20-06-2010 Feira de Doação de Cães e Gatos – Ipiranga – São Paulo SP

19-06-2010 Feira de Adoção Cães e Gatos – Picanço – Guarulhos SP

19-06-2010 Super Feira da Copa União SRD – Aclimação – São Paulo SP

19-06-2010 Feira de Adoção de Cães – Parque Continental – Osasco SP

19-06-2010 Feira de Adoção de Gatos Bicho no Parque – Bela Vista – São Paulo SP

19-06-2010 – 20-06-2010 APAA Feira de Adoção de animais – Santo Amaro – São Paulo SP

19-06-2010 Adote um Focinho Carente na Zona Norte – Tucuruvi/Tremembé – São Paulo SP

Interior

19-06-2010 Feirinha de Adoção SOS Animais Abandonados – Anhangabaú – Jundiaí SP

19-06-2010 Feira Permanente de Adoção de Cães e Gatos – Satélite – S. J. dos Campos SP

19-06-2010 Feira Permanente de Adoção – Centro – Jacareí SP

19-06-2010 – 20-06-2010 Projeto “Adote um Amigo” IEPA – Jardim Satélite – São José dos Campos SP

19-06-2010 Feira de Adoção Permanente – Parque Industrial – São José dos Campos SP

Detalhes sobre os eventos em http://www.olharanimal.net/eventos-de-adocao

Medicina Veterinária: O ano do centenário

Hoje, li uma reportagem na Zero Hora, citando o Centenário da profissão Medicina Veterinária.
Sou uma fã, destes seres especiais que dedicam suas vidas a cuidar dos animais e parabenizo à eles pelo centanário da profissão.
Compartilho abaixo a reportagem que li. Um grande abraço.

O ano do centenário da Veterinária


Profissionais aproveitam ano de comemorações para planejar o futuro da carreiraFoi no Rio de Janeiro, em 1910. Lá nasceu a primeira escola de Veterinária do país, a Escola de Veterinária do Exército. E, nesses cem anos, as mulheres, por exemplo, viraram maioria nas salas de aula. Os veterinários investiram mais em especialidades e até as células-tronco se tornaram opção para tratamentos. Mas uma coisa não muda, a obsessão pelo bem-estar dos animais.

– Isso não podemos perder nunca, o carinho pelos animais, pelo seu bem-estar. E, se for um animal para abate, por exemplo, isso significa cuidar para que esse processo seja correto – afirma a professora Cristina Zaffari Grecelle, diretora do Hospital Veterinário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Mas ela alerta que há uma área promissora para a carreira, fugindo do tradicional cuidado com cães, gatos ou animais de grande porte. Trata-se do controle de qualidade de alimentos de origem animal, como leite, carnes e seus derivados. Cristina vê a preocupação das empresas com a concorrência, querendo se destacar pela qualidade dos seus produtos. É aí que entra o veterinário, que acompanha a produção e cuida para o cumprimento das exigências ambientais.

– É um campo não tão conhecido como tratar animais de estimação, por exemplo. Mas quem se direcionar para isso deve encontrar boas oportunidades daqui para frente, as empresas estão investindo nisso. E, antes de tudo, se preparar para estudar muito – adianta ela.

Clínicas veterinárias exigem profissional preparado

Enquanto isso, ainda segue aquecido o mercado dos animais de pequeno porte. Esse segmento, segundo o veterinário Rodrigo Lorenzoni, é forte no Brasil. Só perdemos em número de animais e em movimentação financeira para os Estados Unidos. Entretanto, ele percebe que, para montar um clínica, por exemplo, é preciso mais do que gostar de cães e gatos. É fundamental gostar de pessoas.

– É preciso saber como atender ao público, saber o que os clientes precisam, conhecer quem levará seus animais de estimação para a sua clínica. Esse preparo precisa ser mais abordado nas universidades – diz Lorenzoni, que também é conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS).

Ele conta que instituições de São Paulo começam a oferecer mais disciplinas de gestão de marketing no curso de Veterinária, preparando seus egressos para o empreendedorismo. Essa tendência, acredita, chegará ao Estado. Enquanto isso não ocorre, profissionais recém-formados procuram ter experiências antes de partir para um voo independente. Fernanda Boligon Zembrzuski, 26 anos, faz residência médica-veterinária em clínica de pequenos animais no Hospital Veterinário da Ulbra. Formada pela Universidade Federal de Santa Maria, ela prevê trabalhar em clínicas para conhecer a rotina e descobrir como começar um empreendimento.

– Eu sempre quis atuar nessa área, e trabalhando no hospital me motivei mais ainda. Mas, para montar um empresa, é preciso ter uma noção que ainda não tenho. Quero atuar mais no mercado e obter experiência. Sou de Santo Ângelo, mas gostei da Região Metropolitana, quero tentar carreira por aqui – conta a médica veterinária.

Se antes ser bom era um trunfo para vencer a partida, hoje é apenas a primeira condição para entrar no jogo.

Rodrigo Lorenzoni, médico veterinário e conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS)

Fonte: zerohora.com

domingo, 13 de junho de 2010

Diário de Bordo

Os filhotes da Flor, meus dois linguiças amados já completaram 45 dias, já estão desverminados e vão ser vacinados amanhã.
A triste notícia para mim é que terei que entregá-los aos seus donos e preciso me preparar para isto. Os donos são maravilhosos e os bebês não poderiam estar em melhores mãos, mas o que fazer se aqueles olhares e aquele cheirinho gostoso não farão mais parte do meu dia-a-dia?
Bom, tenho que me fortalecer e ter a certeza de que eles serão felizes, isto me preenche, me dá forças e eu fico em Paz!

Um beijo à todos e uma ótima semana

Nati

sábado, 12 de junho de 2010

Frase da semana

"Quando faço brincadeiras com meu gato, pergunto-me se ele não se diverte mais comigo do que eu com ele." (Michel de Montaigne)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Terapia com Animais II

Após ter postado o texto sobre terapia com os animais, continuei lendo sobre o assunto e a medida que ia lendo, me encantei cada vez mais pelo assunto.
Achei mais este texto, que explica bem direitinho os tipos de terapia com animais... Quantos idosos vemos por ai sozinhos

Terapia Animal


Trata-se do recurso a animais em programas de apoio, que auxiliam a recuperação fisica ou psicológica de crianças e adultos. Os seus principais objectos são:

  • Idosos em lares

  • Pessoas fragilizadas fisicamente ou hospitalizadas.

  • Crianças e adultos com problemas de aprendizagem ou com deficiência mental

  • Crianças e adultos fragilizados psicológicamente

  • Crianças provenientes de familias em risco e adultos com problemas sociais e de adaptação.

O que é um animal de terapia.

Trata-se de um animal que pelas suas caracteristicas comportamentais e/ou morfológicas, aliado a um treino específico permite a recuperação de traumas ou auxilia na aprendizagem. Actua geralmente com a supervisão do dono ou treinador preparado para a sua função.

Nem todos os animais podem ser animais de terapia.

Um animal de terapia deve ser calmo e inspirar confiança em quem o irá manejar, deverá sustentar o olhar das pessoas, gostar de que lhe façam festas, o abracem e toquem, mantendo-se calmo perante movimentos bruscos e barulho alto. Um animal que rosne, fuja, demonstre impaciência ou seja nervoso não servirá para trabalhar. Se não interage, não poderá auxiliar ninguém.

Exemplos de animais de terapia.

1-Cavalos e Burros

A Hipoterapia e asinoterapia são muito importantes no acompanhamento de crianças com paralisia cerebral, autismo, hiperactividade e síndrome de Down, tanto em termos fisicos, como em termos de ligação emocional. Não só o montar o animal ou interagir com o mesmo, como, consoante o caso, tratá-lo , em termos de o alimentar e escovar, é benéfico para a coordenação motora e para o amor próprio. São exemplos já seguidos no nosso país com excelentes resultados. Em países como os Estados Unidos e Inglaterra a terapia com golfinhos é igualmente utilizada com muito sucesso como coadjuvante da hidroterapia.

2-Cães e Gatos

Os cães são muito usados em terapia, inclusivamente raças injustamente vistas como más, como o rottweiler, que pela sua autoconfiança e autodominio é um excelente animal de apoio e usado pelas equipas de terapeutas.

Desde os casos referidos anteriormente, passando pelas enfermarias de hospitais até aos lares de idosos, as suas visitas permitem um aumento da auto-estima e do bem estar. Crianças com problemas tornam-se mais abertas e comunicativas .

Colocando um parêntesis, o estabelecimento prisional de Monsanto possui inclusivé um canil onde as pessoas podem deixar os seus animais de férias, sendo o seu tratamento da responsabilidade dos reclusos como parte do programa de recuperação, na interacção com os outros presos e com os guardas prisionais..

O simples facto de acariciar um cão ou gato é calmante e parte da recuperação passa pelo bem estar psicológico. Um cão ou um gato numa enfermaria pediátrica humaniza o ambiente ainda mais que a simpatia das enfermeiras.

Um cão, um gato ou uma ave, são por vezes o único suporte dos idosos sem familia e a sua razão última de viver, diminuindo a sua carga de ansiedade e evitando depressões.

Nas escolas, existir um animal ao cargo de uma turma (sempre, note-se sob a supervisão de um professor) aumenta a auto-estima e o sentimento de pertença ao grupo das crianças, bem como de responsabilização perante a sociedade.

Podemos assim ver que embora os animais não sejam já os parceiros principais ao lado do homem em termos de protegê-lo dos animais selvagens, guardando rebanhos, ou servindo de meio de transporte, continuam assim mesmo, a ser essenciais, ajudando-nos a viver melhor e a superar as situações que advêm do nosso dia a dia ou do cada vez mais complexo modo de vida urbano

Fonte: www.hospvetprincipal.pt/terapiaanimal.htm

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Terapia com animais

Achei este texto no blog umolharsobreoautismo.blogspot.com, e resolvi postar. É lindo sabermos que além do amor incondicional que eles nos oferecem, ainda podem ajudar a curar ou melhorar  as doenças. Bjs, Nati

Terapia com Animais


Estudos demonstram que os animais podem ajudar-nos com as dificuldades da vida, trazendo suporte e melhora da nossa saúde e da nossa própria auto-estima. Os animais tocam em quase todas as áreas das nossas vidas e invoca diferentes sentimentos, dos quais o amor, a compaixão, a felicidade, o ódio, o medo e a rejeição. Quando cuidamos de um animal, também aprendemos muitos comportamentos diários, tais como a limpeza, arrumação, preparação dos alimentos e responsabilidade.

Os animais são poderosos aliados para pessoas com necessidades especiais. Eles têm a capacidade de gerar mudanças no processo de aprendizagem e desenvolvimento. A maior dificuldade nas várias terapias é estabelecer uma atmosfera e uma sensação de intimidade, mas com animais de estimação – que sempre receberam os seus cuidadores com um amor incondicional – este processo torna-se muito mais fácil.

Os animais podem se tornar os nossos melhores amigos, necessitando da nossa protecção e ajuda. Eles têm também o poder de nos afectar. Domesticar um animal tem uma influência calmante nas crianças e ensina-as como comunicar com o ambiente. Em certos casos, os animais também servem de quebra-gelo, eles neutralizam os mecanismos de defesa da criança e proporcionam um contacto mais focalizado. Na presença dos animais, os terapeutas conseguem construir uma verdadeira e íntima relação com as crianças e assim começar um intervenção terapêutica.

Esta terapia tem como principais objectivos:

· Fortalecer laços sociais;

· Habilitar a criança a obter um maior conhecimento dela mesma e do ambiente que a rodeia;

· Aprender como tratar animais e pessoas com sensibilidade;

· Desenvolver uma maior auto-estima.

A terapia com animais mais conhecida é a que utiliza os cavalos como meio terapêutico. A esta terapia específica designamos de Hipoterapia.

A Hipoterapia tem como principais objectivos:

· melhorar o tónus muscular;
· o equilíbrio;
· a postura;
· a coordenação;
· o desenvolvimento motor;
· o bem-estar emocional.

A Hipoterapia é um termo que se refere ao uso do movimento do cavalo como uma estratégia de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas de Fala para resolver deficiências, limitações funcionais e disfunções neuromusculosqueléticas. Essa estratégia é usada como parte de um programa integrado de tratamento para alcançar resultados funcionais.

A marcha do cavalo fornece input sensorial através do movimento, que é variável, rítmico e repetitivo. As respostas de movimento resultantes do paciente são similares aos padrões de movimento da cintura pélvica (bacia) do humano durante a caminhada. A variabilidade da marcha do cavalo permite ao terapeuta classificar o grau de input sensorial para o paciente e, em seguida, utilizar este movimento, em combinação com outras estratégias terapêuticas para alcançar os resultados desejados. Os pacientes respondem entusiasticamente a esta agradável experiência de um ajuste natural.

O cavalo proporciona uma base de apoio dinâmica, tornando-se uma excelente ferramenta para aumentar a força e controle do tronco, o equilíbrio, uma melhor postura e planeamento motor. Os movimentos do cavalo proporcionam inputs sensoriais vestibulares, proprioceptivos, tácteis e visuais. Durante as diferentes transições da marcha, a criança deve realizar ajustes subtis do tronco para manter uma posição estável. Os efeitos do movimento sobre o controle postural, planeamento motor e sistemas sensorial e motor pode ser usado para facilitar a coordenação, a aquisição de respostas, controle respiratório, integração sensorial e capacidades de atenção.

Os cavalos utilizados no tratamento devem obedecer a critérios específicos de selecção de qualidade, temperamento e formação. Mesmo quando um cavalo ideal é utilizado, a qualidade do tratamento e os resultados estão baseados na formação especializada do terapeuta, a sua experiência clínica e perícia, e a boa integração da utilização do cavalo num abrangente programa de tratamento.

O terapeuta ocupacional, com uma especialização em Hipoterapia, é capaz de combinar os efeitos do movimento do cavalo com outras estratégias de intervenção para trabalhar o controle motor fino, integração sensorial, capacidade de alimentação, capacidades de atencão e capacidades funcionais da vida diária de uma maneira progressivamente desafiadora.

A hipoterapia tem demonstrado inúmeros resultados positivos. A criança com PEA pode receber desta terapia muitas capacidades funcionais, que promovem a sua independência.

sábado, 5 de junho de 2010

Frase da semana

As histórias têm muito mais exemplos da fidelidade dos cães que dos amigos .


Alexander Pope